Técnica

Porque eles são bons a pedalar... e eu não!

Porque têm pernas claro. Mas têm outras coisas.
Vejam por exemplo, estas cassetes de 10 velocidades:
• Peso: 208g (11-36),  11 é o número de dentes do carrete pequeno (10ª velocidade) e 36 o número dos do carrete grande (1ª velocidade). Com este carrete até se sobem paredes!

• 185g (11-32) idem mas sendo 32 o número dos do carrete grande (1ª velocidade)

Preço: 343,56 € era 361,64 €


E, claro que existem estas com o preço de 9,35 € (apesar de tudo são Shimano), não sei o peso. Existem outras em que o número de dentes da 1ª velocidade tem apenas 25/26 dentes
E agora manquem esta bicla:





Peso: 7,48kg. Custa agora  9.174,16€

Pesando no máximo 899 gr, a nova Scale apresenta-se como o quadro de BTT mais leve jamais produzido. A nova arma do Campeão do Mundo Nino Schurter.
Os especialistas em carbono pegaram num quadro por si só leve e tornaram-no ainda mais leve, foi totalmente redesenhado com a mais recente tecnologia IMP3, coluna de direcção conificada (tapered) , o SDS (Sistema de absorção de impactos) e o bloco pedaleiro BB30 para transferir a máxima potencia. 899 gr de excelência.

  • Quadro: Scale Carbon IMP3
  • Suspensão: DT Swiss XCR 100 Race / 100mm curso
  • Amortecedor: DT Swiss M210
  • Caixa de Direcção: Ritchey WCS Carbon
  • Desviador Tr: Shimano SRAM XX
  • Desviador fr: Shimano SRAM XX
  • Manipulos de Mudanças: SRAM XX
  • Manipulos de Travão: Avid XX World Cup Carbon
  • Travões: Avid XX World Cup Carbon
  • Pedaleiro: SRAM XX BB30 Carbon / QF 156 42Ax28A T
  • Eixo Pedaleiro: SRAM XX / PF30 int. / shell 46x73mm
  • Guiador: Scott Pilot SL Handlebar combo
  • Avanço: Scott Pilot SL Handlebar combo
  • Espigão: Ritchey Superlogic Carbon / 34.9m
  • Selim: Selle Italia carbon
  • Cubo: DT Swiss XR - SL / RWS QR
  • Corrente: SRAM PC 1091
  • Cassete: SRAM XX 11-36 T
  • Raios: DT Swiss Aerolite
  • Aros: DT Swiss XR-SL Carbon 24 H
  • Pneus: Schwalbe Furious Fred EVO 26 x 2.0 Tubeless ready

E eu?
Bem eu tenho uma com 30, 26, 23, 20, 18, 15, 13 e 11 (da 1ª à 8ª velocidade).
Na relação mais baixa já se sobe uma inclinação grande (e se ainda estivermos com pernas para isso), se em vez de 30 dentes tivermos 36 subimos na vertical, penso eu!

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A altura do selim
Após a compra de um selim que de que gostes, há que ajustar o espigão do selim para que fiques com uma posição correcta na bicicleta. Para calcular a altura do selim é necessário medir a altura entre pernas, ou seja, medir do chão às virilhas, em cm, e multiplicar por 0,883. O resultado vai ser o comprimento, em cm, necessário entre o eixo pedaleiro e o selim. Segue-se um exemplo:

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Os selins, a prostata e o clitóris

Selins
Existem vários tipos de selim, conforme a modalidade, durabilidade e conforto que pretendermos.

Por exemplo em Estrada, Cross Country, All Mountain, maratonas e todas as outras modalidades onde se passa a maior parte do tempo sentado é necessário um selim confortável e ergonómico. Já em Freeride e Downhill, por exemplo, quase nunca usamos o selim, logo não será necessário um selim tão confortável e ergonómico.

Mas o que se entende por um selim confortável e ergonómico?

Como provavelmente muitos de vós que passam muito tempo sentados no selim já devem saber, se o selim não “tiver condições” começam  a ter dores, que até podem levar à impotência sexual (temporária ou permanente, nos homens). Mas não é só nos homens (
post sobre os perigos para os homens aqui), as mulheres também podem ser sexualmente afectadas ao nível do clitóris, que poderá levar a dificuldades em atingir o orgasmo. Sendo assim, compreende-se a preocupação dos praticantes de modalidades em que se passa bastante tempo sentado.

Actualmente os selins mais confortáveis são feitos de gel e com designs ergonómicos, para a próstata nos homens e o clitóris nas mulheres, pois vão aliviar os ossos da pélvis:
                                                       
Selle Italia Onda XP 

                                                             DMR Longhaul
                                                  Selle Italia Flite Max Gel Flow

Alguns links: Selle Italia, DMR, Azonic, SDG, FSA, Kore, San Marco

Existem ainda outros menos convencionais, mas muito mais confortáveis e ergonómicos que o normal, tais como:

Ergo - The Seat

Bycycle - BiSaddle

Hobson - Easy Seat (versão original)

                                                       
                                                           Selle Royal - respiro


                                                          Selle Royal - Ergogel


 
Selle Royal - Lookin

                                                                                                                  
Para Dirt Jump e Street, apesar de nunca nos sentarmos, é necessário algum acolchoamento no selim caso la batamos, sendo por isso  mais compactos e acolchoados. Normalmente trazem também apoios para a mão para ajudar em manobras, como o superman seat grab.
                                                             Da Bomb Ga Ga

Alguns links:
Da Bomb, Gusset

Para Freeride e Downhill serão de um tipo mais rígido e não tão confortável e ergonómico, mas também deve ter sempre algum cuidado a escolher .
Alguns exemplos:

Syncros Crush Zone
                                                                Fizik Freek

Alguns links:
Syncros,Fizik, Funn, Gusset
Caso sofras de problemas nas costas ou simplesmente queres mais conforto, porque não optar por um espigão de selim com amortecedor?